|
Um estudo recente de investigação publicado no Journal of the American Medical Association concluiu que a adopção de quatro simples estilos de vida reduz o risco de mais de metade das mortes prematuras entre idosos. Cientistas da Universidade de Wageningen seguiram mais de 1.500 idosos com idades compreendidas entre os 70 e 90 anos, de 11 países europeus durante 10 anos, e investigaram o efeito isolado e combinado de quatro factores positivos para a saúde na esperança de vida. Os investigadores acompanharam os indivíduos em estudo relativamente aos seguintes estilos de vida: a ingestão da dieta Mediterranica (rica em fruta, legumes e peixe associada a menor consumo de carne vermelha e lacticíneos), a prática de exercício activo (cerca de 30 minutos por dia), o consumo de quantidades moderadas de álcool (cerca de quatro copos de vinho tinto por semana ou o equivalente) e o tabagismo. Os resultados mostraram que a actividade física era o maior factor protector isolado na redução da mortalidade, com menos 37% do risco; a abstinência tabágica menos 35%; a dieta Mediterranica diminuiu o risco em 23% e o consumo moderado de álcool em 22%. Quando o indivíduo idoso adoptou todos os estilos de vida saudáveis o seu risco de morte era menos 65% ao fim de 10 anos, o tempo de duração do estudo.
