|
Tês estudos publicados na prestigiada revista Journal of the American Medical Association (JAMA) confirmaram os benefícios da dieta mediterrânea (alimentação rica em legumes e fruta) na prevenção do cancro.
Para além de proteger contra o cancro do cólon, os investigadores afirmaram que uma alimentação rica em legumes é igualmente salutar para o coração. Apesar de não existir aparentemente qualquer vantagem na prevenção do cancro da mama, cientistas atribuíram ao azeite propriedades que podem diminuir o risco do seu desenvolvimento. O primeiro estudo editado na JAMA que envolveu o seguimento de mais de 1.200.000 pessoas durante 10 anos, concluiu que aqueles que apresentavam um maior nível de açúcar no sangue, independentemente de serem ou não diabéticos, estavam em maior risco de desenvolver e morrer de cancro. O segundo estudo, que envolveu 150.000 pessoas, verificou que os indivíduos que ingeriam maior quantidade de carne vermelha (cerca de 1 Kg por semana) tinham maior probabilidade (mais 50%) em contrair cancro do cólon em relação aqueles que consumiam menor quantidade de carne vermelha. O terceiro estudo, que investigou 250.000 mulheres, mostrou que a fruta, os legumes e os sumos não influenciavam o risco de adquirir o cancro de mama, embora os autores crêem que um benefício ligeiro poderá existir em algumas mulheres.