Cérebro protegido por cafeína
atualizado em 15 Março 2010
Uma chávena de café diária pode reduzir o risco de
demência, segundo um estudo da
Universidade do Dakota no Norte dos EUA.
A
cafeína consegue bloquear a entrada do
colesterol no
cérebro, reforçando a barreira
vital que protege o cérebro das toxinas e das infecções.
Um nível alto de colesterol no
sangue pode prejudicar o isolamento da barreira, o que torna o cérebro mais
vulnerável a danos e ao desenvolvimento de Alzheimer.
A
experiência foi feita em coelhos, estes foram alimentados com uma
dieta rica em colesterol. Os animais foram divididos em dois grupos em que um deles recebeu uma
dose diária de café equivalente a uma chávena de café.
A pesquisa vai ser avaliada e observada em humanos.
Fonte:
BBC 03.04.2008